A Papyrus Contábil atua de ponta a ponta na gestão do condomínio, a contabilidade para condomínio deve acompanhar as tendências do mercado. Você sabe como funciona os serviços Contábeis para Condomínios? Como contabilizar a taxa de condomínio?
Existem dois regimes para contabilizar a taxa de condomínio: o regime de caixa e o regime de competência. No regime de caixa os lançamentos devem ser efetuados quando o condomínio receber as taxas e realizar os pagamentos. A correta escrituração confiável reduz consideravelmente os custos para o condomínio. Confira!
- Pastas com demonstrativos de receitas e despesas referentes aos últimos cinco anos;
- Prestação de contas anual;
- Apurações das contas da gestão anterior;
- Pastas com contas mensais;
CONTÁBIL
Responsável pela geração dos demonstrativos financeiros da empresa. Os demonstrativos ao final de cada ano são impressos e registrados juntamente com o Livro Diário, ao qual consta toda a movimentação da empresa no período.
✓ Escrituração do Livro Diário, Razão Analítico e Sintético
✓ Entrega do SPED Contábil
✓ Emissão de balancetes mensais
✓ Emissão de Balanço Anual até 31 de Janeiro do ano subsequente
✓ Entrega da DIPJ (Lucro Presumido e Lucro Real)
✓ Consultoria na área contábil
✓ Emissão de relatórios gerenciais
✓ Entrega das obrigações acessórias Federais DCTF, DACON
✓ Entrega da obrigação acessória Municipal o ISS
✓ Atendimento às demais exigências da legislação pertinente
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO E FISCAL – Serviços Contábeis para Condomínios
Tributário. A tributação sobre o consumo no Brasil é uma das mais altas e complexas de todo o mundo. Enquanto na maioria dos países existe somente um tributo incidente sobre a cadeia de consumo, no Brasil acumulamos pelo menos 5 tributos, são eles: IPI, PIS, COFINS, ICMS e ISSQN. Para dificultar ainda mais a compreensão, a administração destes tributos é descentralizada, cabendo à União gerir o IPI, PIS e o COFINS, aos estados o ICMS e aos municípios o ISSQN.
Sendo assim, manter-se atualizado e seguro sobre a aplicação das normas tributárias é uma tarefa árdua para o empresariado brasileiro. O planejamento tributário, apesar de muito falado, é pouco colocado em prática pelos empresários na hora de tomar suas decisões. Não raras vezes as empresas deixam de recuperar seus impostos ou o recolhem a maior, por desconhecerem a aplicação da norma tributária.
É por meio do planejamento tributário que a empresa saberá se está recolhendo corretamente seus impostos ou promovendo a sua correta compensação. A título de exemplo das possíveis compensações, temos o IPI pago na importação e o ICMS ST antecipado na aquisição de produtos de outros estados. Os regimes especiais de tributação são, também, meios da empresa buscar uma redução na sua carga tributária efetiva ou mesmo melhorar o seu fluxo de caixa.
Tanto a União quanto os estados dispõe de regimes diferenciados de tributação que são concedidos a empresas que preenchem determinadas condições. Em Minas Gerais, por exemplo, é possível à empresa deixar de recolher o ICMS ST na importação de produtos, quando grande parte deste são vendidos para fora do estado.
Há, ainda, a possibilidade de redução da alíquota efetiva do ICMS para indústrias que desejam promover investimentos na expansão de seus negócios ou no desenvolvimento de novas tecnologias. Neste último caso, há chances da empresa conseguir, inclusive, a redução do ICMS para 0%, durante determinado período de tempo. Enfim, não resta dúvidas de que um correta gestão tributário é de suma importância para que uma empresa possa se desenvolver de maneira saudável e sustentável.
Portanto, caro empresário, enquanto o governo não põe em prática a tão prometida reforma tributária, o que lhe resta é buscar, dentro das brechas deixadas pela lei ou nos regimes especiais minimamente divulgados, uma forma de reduzir legalmente a carga tributária.
FISCAL
Fiscal. Responsável pela apuração dos tributos e emissão das respectivas guias. Em um sistema tributário complexo e com constantes modificações na legislação, o departamento fiscal acompanha as alterações diariamente.
✓ Manutenção do livro RUDFTO
✓ Entrega da obrigação acessória Municipal, sendo a DES Mensal
✓ Apuração e emissão das guias dos tributos Federais, IPI, PIS, COFINS, CSLL,IRPJ, DAS entre outras
✓ Apuração e emissão das guias dos tributos Estaduais, ICMS entre outras
✓ Apuração e emissão das guias dos tributos Municipais, ISS entre outras
✓ Providencia as autorizações de Notas Fiscais, quando necessário
✓ Conferência e manutenção da documentação que deverá estar no estabelecimento à disposição ao Fisco
✓ Suporte ao cliente quando necessário, para esclarecimentos de rotina
TRABALHISTA E RH
Legislação Trabalhista e Recursos Humanos. Departamento encarregado pelas tarefas e atividades que cuidam especificamente dos funcionários de nossos clientes, desde a sua admissão, bem como emissão de recibos de pagamento, férias, 13º Salário e organização de horários, sempre embasados nas conformidades da legislação do trabalho.
Nossa equipe é capacitada para atender o cliente de forma segura e eficaz. Além dos serviços acima, oferecemos outros mais, com destaque para os que seguem:
✓ Atualizar e manter atualizado o livro de registro de empregados, carteiras de trabalho e quadros de horários
✓ Calcular as guias de GPS/INSS, GFIP/FGTS, IRRF e PIS sobre folha de pagamento
✓ Calcular e disponibilizar formulários para controle de Férias
✓ Calcular as rescisões de contrato de trabalho, bem como acompanhar os funcionários por ocasião de homologações em sindicatos
✓ Confeccionar as Declarações de CAGED e RAIS
✓ Assessoria quanto legislação pertinente
ABERTURA DE EMPRESAS
Temos uma equipe formada por advogados e auxiliares capacitados para atender nossos clientes nos âmbitos federal, estadual e municipal, o que torna o processo de Abertura de Empresas rápido, seguro e transparente.
Confira o passo a passo que preparamos para você entender melhor como funcionam as etapas de uma Abertura de Empresa:
PRIMEIRO PASSO
Entre em contato conosco:
Nós queremos saber sobre o negócio que você deseja iniciar, e assim, faremos todo o planejamento para abertura da sua empresa. Nesta etapa, iremos esclarecer suas dúvidas, definir qual será a natureza jurídica (Sociedade Ltda, Eireli, Empresário Individual, etc.), o melhor regime tributário enviar toda a descrição do processo, relação de documentos necessários, bem como os valores de taxas e honorários.
LEGALIZAÇÃO – Contabilidade de Condomínios
O departamento de registro é o responsável por toda a parte contratual e jurídica da empresa, desde a sua constituição até o seu fechamento, sempre acompanhando as exigências da legislação pertinente.
Temos uma equipe formada por advogados e auxiliares capacitados para atender os clientes nos âmbitos federal, estadual e municipal. Destacamos alguns dos serviços oferecidos:
✓ Constituição e legislação de Sociedades empresárias limitada, empresário individual, Cooperativas e S.A.
✓ Alteração contratual
✓ Incorporação de empresas
✓ Emissão de CND federal, estadual, municipal, fórum, cartórios, justiça, e outros
✓ Alvará de localização
✓ Alvará sanitário
✓ Parcelamentos
✓ Cadastros bancários
✓ Assessoria quanto legislação pertinente
CONSULTORIA
Consultor Contábil em Belo Horizonte. A Papyrus Contábil presta o serviço de consultoria contábil direcionada as áreas fins da contabilidade. A consultoria contábil é um processo onde o consultor especialista na área, realiza um diagnóstico e sugere mudanças quando necessária.
O trabalho de consultoria traz vários benefícios para as pequenas e médias empresas, pois um profissional especialista no assunto, fica por alguns dias ou meses nas empresas, a fim de melhorar os processos internos, revertendo gargalos e maximizando os resultados das empresas. O trabalho de consultoria é prestado por profissionais extremamente qualificados, possibilitando uma análise bem criteriosa de sua empresa.
Nos trabalhos desenvolvidos pela Papyrus, temos resultados importantes para as empresas, sugerindo quando pertinente algum regime especial para as operações da empresa ou por um estudo tributário bem detalhado. Além do estudo é verificado se a empresa está efetuando os recolhimentos tributários de forma correta, sem efetuar recolhimentos indevidos ou mesmo evitar a geração de passivos tributários.
AUDITORIA CONTÁBIL
Auditoria Contábil em Belo Horizonte. A Papyrus Contábil presta serviços de auditoria interna, externa, revisão limitada e revisão dos controles internos. O trabalho de auditoria interna para as pequenas e medias empresas, contribui para a redução de processos e custos operacionais, reduzindo possíveis riscos trabalhistas e tributários.
O trabalho do auditor contábil é identificar problemas internos de uma empresa, ao qual podem interferir diretamente nos demonstrativos contábeis e na continuidade da empresa. O auditor é capaz de detectar problemas na forma de mensuração de estoques, apuração dos tributos, cálculos trabalhistas, nas rotinas financeiras e em todos os processos que são contínuos na empresa. Durante o trabalho são apontados falhas na execução, com sugestões para correção. Ao final do trabalho é emitido um relatório com as opiniões do auditor sobre a empresa e os reflexos nas demonstrações contábeis.
Além dos trabalhos de auditoria para as pequenas e médias empresas, a Papyrus também presta serviços de auditoria para condomínios residenciais e comerciais. A auditoria de condomínios tem enfoque na transparência das prestações de contas, ao qual o sindico deverá fazer anualmente aos condôminos.
A auditoria condominial traz uma maior segurança para os condôminos em relação aos procedimentos tomados pelo síndico durante sua gestão.
HOLDING – Serviços Contábeis para Condomínios
Holding Patrimonial e Familiar. A Papyrus realiza uma Consultoria especializada para proteger o patrimônio das empresas e de seus sócios. A melhor forma de proteger o patrimônio familiar é a concentração e proteção do patrimônio através de pessoa jurídica, para facilitar a gestão dos ativos com maiores benefícios fiscais (diminuição de impostos federais, imposto de transmissão “causa mortis”) e a proteção patrimonial.
PRINCIPAIS MOTIVOS PARA A FORMAÇÃO DA HOLDING FAMILIAR
✓ Proteger o patrimônio pessoal do sócio ou acionista em face das inúmeras situações de responsabilidade solidária em relação às empresas das quais participe
✓ Proteger o patrimônio pessoal do sócio ou acionista em face das inúmeras situações de responsabilidade solidária em relação às empresas das quais participe
✓ Aproveitamento dos incentivos fiscais na tributação dos rendimentos dos bens particulares como Pessoa Jurídica
✓ Concentrar o patrimônio familiar para facilitar a gestão coletiva, disciplinando a participação de cada membro da família
✓ Facilitar a sucessão hereditária, especialmente em relação ao processo judicial de inventário, que na sua grande maioria é um processo moroso e bem mais oneroso do que a sucessão via holding
EMPREGADA DOMÉSTICA
eSocial Doméstica. Os direitos dos empregados domésticos vêm se consolidando cada vez mais, chegando ao ponto de uma tênue equiparação com os demais profissionais.
Tais mudanças geraram muitas dúvidas aos empregadores, devendo estes estar atentos às mudanças, ora advindas na legislação.
Para consolidar o registro do seu empregado doméstico, deve ser realizado o cadastro do empregador e empregado no sistema eSocial, sendo que são exigidas informações básicas do empregador, além do número do recibo de entrega das declarações de imposto de renda pessoa física dos últimos dois envios, ou caso não tenha entregue, basta o título de eleitor, para assim gerar o código de acesso.
Após a formalização do registro da empregada doméstica na carteira de trabalho e registro de patrão e empregado no site do eSocial empregada doméstica, chega a hora de apurar e efetuar os valores a serem pagos para a empregada e para o governo, sendo necessária a elaboração de uma “folha de pagamento mensal”, com apuração dos valores brutos a serem pagos e descontados do empregado e ainda emissão dos recibos de pagamento e guias a serem recolhidas.
Sendo assim, todo mês, basta o acesso ao eSocial com o seu código de acesso e a senha cadastrada no dia em que efetuou os registros, e assim executar procedimentos para elaboração da folha de pagamento e dessa forma identificar os valores a serem pagos para a empregada e emitir a guia correspondente à previdência social e demais encargos. A Papyrus proporciona essa comodidade para os clientes, para assim ficarem regulares perante os órgãos convenientes, bem como para evitar eventuais demandas judiciais.
PESSOA FÍSICA
IRPF20. Além dos serviços já citados nos departamentos específicos da Papyrus, trabalhamos também com Pessoas Físicas para os seguintes serviços:
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IRPF – Imposto de Renda de Pessoa Física
Confecção, análise e envio da declaração para a Receita Federal, além da entrega efetiva da declaração, acompanhamos e orientamos o cliente durante todo o exercício, inclusive em casos de alienação ou compra de bens, com cálculo do imposto sobre os ganhos de capital.
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ITR – Imposto Territorial Rural
Confecção, análise e envio da declaração para a Receita Federal, no período pré-determinado por esse órgão, que acontece anualmente.
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Empregador Doméstico e Rural
Serviços pertinentes à rotina do empregado doméstico ou rural, desde a sua admissão até o seu desligamento. Confeccionamos a folha de pagamento mensal, juntamente com as guia de INSS e FGTS, inclusive acompanhamos os processos de férias, 13º entre outros.