Como funciona a Contabilidade Gerencial?
A importância da contabilidade gerencial está em prever o futuro seguindo o caminho certo e evitando erros. Afinal, é fundamental entender o que é contabilidade gerencial, afinal, ela ganhou espaço na gestão das pequenas e médias empresas e tem desempenhado um papel ativo nas decisões diárias e estratégicas da empresa.
Contabilidade é a ciência que estuda o fluxo de patrimônio em uma organização e tem como objetivo coletar, classificar e processar dados financeiros de empresas e pessoas físicas, ou seja, digitalizar e registrar sistematicamente as transações comerciais. Embora a contabilidade gerencial forneça muitas informações financeiras, ela sempre se concentrou nos indicadores de desempenho. Portanto, existe em todos os níveis para ajudar a organização a atingir seus objetivos.
Segundo o site (monografias.brasilescola) as grandes mudanças que as empresas vêm enfrentando devida à globalização da informação e às crises mundiais, trouxeram dificuldades há muitos empresários no que diz respeito a como tomar suas decisões gerenciais. A contabilidade gerencial é o conjunto de técnicas e procedimentos contábeis que, quando combinados, geram dados importantes para o processo de decisão em uma empresa. São considerados os processos de contabilidade financeira, de custos e a análise de demonstrações contábeis.
Características da contabilidade gerencial:
A empresa precisa ter um plano financeiro com valores, metas definidas e execução rigorosa para que a gestão tenha resultados positivos e lucratividade. Isso será viável por meio de recursos da contabilidade gerencial. Assim, o contador obterá dados úteis na gestão do empreendedor, porque a contabilidade fornecerá ao cliente informações quanto ao que está dando resultado ou não no cumprimento do plano financeiro. Da mesma forma, indicará as medidas a serem tomadas para uma gestão saudável, afinal, os dados são transmitidos ao cliente pelos relatórios detalhados, demonstrando os pontos em que há desperdício de recursos e fontes de lucro.
Qual é o papel do escritório de contabilidade gerencial na gestão estratégica corporativa?
A contabilidade gerencial tem papel fundamental na gestão estratégica da organização, pois tem origem na demonstração contábil, já que determina os custos, despesas, ativos e passivos, detalhando cada movimentação do patrimônio e as variações que podem afetar o empreendimento no futuro. Dessa maneira, o contador consegue sugerir estratégias de tributação voltadas para a empresa ou para diversos produtos, uma vez que os impostos e regulamentos podem ser usados como diferencial competitivo com alta influência no negócio.
Como o profissional conhece intensamente os números da organização, também aconselha transformações estruturais de processos para trazer resultados positivos, redução de custos ou ampliação da receita com a venda de produtos ou na prestação de serviços. Sendo assim, gargalos produtivos, arranjos variados ou maneiras de contabilização de custos mudarão a realidade da empresa.
Qual é a importância da contabilidade gerencial?
A importância da contabilidade gerencial é garantir que os rumos da empresa sejam decididos baseados em dados fornecidos pela contabilidade de custos e financeira. Em síntese, é o processo de identificar, avaliar, agrupar, analisar, organizar, interpretar e comunicar informações que orientem os gestores a atingir as metas e alcançar os objetivos traçados no negócio.
Quais são os objetivos da Contabilidade Gerencial?
Jiambalvo (2002, p. 2) julga que todos os gestores precisam não só planejar e controlar suas transações, porém devem tomar uma série de decisões:
A meta da contabilidade gerencial é viabilizar as informações de que necessitam para o planejamento, a direção e a tomada de decisão. Se o objetivo é ser um administrador eficaz, é substancial um conhecimento profundo de contabilidade gerencial. O controle das empresas é logrado pela avaliação do desempenho dos gestores e das tramitações pelas quais eles são responsáveis. Os gerentes são examinados para determinar como seu desempenho deve ser retribuído ou penalizado motivando-os a ter resultados de auto nível.
Figueiredo (1997, p.27) entende que o profissional da contabilidade tem por objetivo garantir informação condizente ao processo, almejando êxito na administração, entre esse procedimento afirma que o planejamento determina e conserva um plano compartilhado para as transações coerentes com os objetivos e metas da organização, a longo e a curto prazo, que deverá ser averiguado e revisado regularmente, informando aos diversos níveis de gerência através de um adequado meio de comunicação.
Diz ainda que no controle: deverá produzir e reavaliar frequentemente os modelos de avaliação de resultado para que sirvam como parâmetros, aos outros gerentes no exercício de seus cargos, garantindo que o resultado verdadeiro das atividades esteja de acordo com o que foi estabelecido. Na informação julga que o contador deverá moldar, investigar e interpretar os resultados econômicos para serem utilizados pelos administradores no procedimento de tomada de decisão, avaliar os elementos coletados, tendo como modelo as metas das unidades e da organização.
Cita ainda que na contabilidade gerencial em si o mesmo tem por obrigação delimitar, fundamentar e conservar o sistema de contabilidade geral e de custos, mantendo registro de todas as operações financeiras nos livros contábeis em conformidade com os princípios que regem a contabilidade com finalidades de controle interno, como também aos usuários externos, como o Governo.
Pode se dizer então que a contabilidade gerencial participa de todos os trâmites de uma organização, sendo assim constitui-se como uma ferramenta importante nos processos de tomada de decisão de uma companhia. Portanto seu objetivo é oferecer suporte ao gestor com suas informações confiáveis, garantindo então a saúde da empresa, para que a mesma alcance seus objetivos.
Como incorporar a contabilidade gerencial em sua prática empresarial?
Para utilizar a contabilidade gerencial na sua empresa, contrate um software de gestão integrada que facilite as ações, aumente o seu controle e que fique tudo em um só ambiente. Também utilize as ferramentas dele para administrar índices contábeis, fluxo de caixa, orçamentos etc.
Além disso, capacite sua equipe e estimule o trabalho em conjunto para uma postura estratégica perante as demandas. Outro ponto é explicar a importância do relacionamento com os contadores para que todos entendam e auxiliem no desenvolvimento do negócio.
Mais uma questão importante é criar processos para a integração dos setores e do escritório de contabilidade. Logo, defina o fluxo de informação, estabeleça procedimentos internos e agende reuniões periódicas.
Ainda, monte relatórios claros e objetivos, com os principais resultados, e deixe eles acessíveis aos interessados. Os profissionais de contabilidade podem auxiliar nesse processo para transformar dados brutos em úteis e de fácil entendimento.
Por fim, caminhe junto à tecnologia, investindo na informatização e motivando o time a se atualizarem, pois nada adianta entender sobre o que é contabilidade gerencial sem colocá-la em prática a favor do seu negócio. Isto proporcionará a sensação de chance de sucesso, como abrirá caminhos para o desenvolvimento de sua empresa.
Via: ozai / segatocontabilidade / monografias.brasilescola