Para abrir um escritório de advogados é necessário, inicialmente:
– O registro junto à OAB;
– Definir o nicho de atuação, escolher entre atuar por conta ou ter sócios;
– Elaborar um bom planejamento financeiro e providenciar a abertura do CNPJ com uma empresa de contabilidade experiente.
Os recém formados em direito que desejam ter o próprio escritório de advocacia devem ficar atentos a relação de afazeres necessários para que a empresa esteja em dia com os tributos, impostos e as leis, continue acompanhando.
Além das etapas iniciais que incluem escolher de onde vai atender os clientes, decidir se vai atuar sozinho ou ter sócios, quais equipamentos são necessários para trabalhar no dia a dia, entre outros pontos, é fundamental considerar a legalização do negócio e a obtenção do CNPJ.
Vale destacar que abrir empresa não é uma obrigatoriedade entre os profissionais de direito. Assim, é possível trabalhar como pessoa física sem dificuldades.
No entanto, as tributações dessa forma de atuação acabam sendo maiores que as cobradas de negócios legalizados. Além disso, ter o seu próprio CNPJ ajuda no sucesso da sua carreira de diversas maneiras.
Neste artigo você vai descobrir como abrir um escritório de advocacia desde os primeiros passos, quanto precisará dispor financeiramente para montar esse tipo de empresa e diversos outros detalhes. Confira!
Passo a passo para abrir um escritório de advocacia
Afinal, como abrir um escritório de advocacia? Os primeiros passos para empreender nessa área são:
1. Como obter o registro junto à OAB?
Para quem pretende atuar como advogado, ter o registro na OAB, Ordem dos Advogados do Brasil, é imprescindível.
Especialistas apontam que bacharéis em direito sem o registro na OAB não podem ser considerados advogados — podem atuar em outras vertentes, como professores etc.
Assim, mesmo que seja apenas para prestar serviço na área, essa prática não é permitida sem a realização do Exame da Ordem.
Somado a esse ponto, na hora de montar o seu escritório de advocacia e tirar o CNPJ, esse registro de classe será solicitado.
2. Como definir o nicho no qual pretende atuar?
Na advocacia existem diversas áreas, tais como direito civil, tributário, trabalhista, penal, entre outros.
Por isso, o segundo passo de como abrir um escritório de advocacia é definir em qual desses nichos prefere atuar. A escolha pode ser baseada, por exemplo, na afinidade que você tem com cada especialidade.
Sobre esse parâmetro, vale também fazer uma pesquisa de mercado e verificar quais áreas estão em alta e como está a concorrência entre os profissionais do setor.
3. Escolha entre atuar sozinho ou ter sócios
Os advogados têm a opção de trabalhar por conta ou de montar uma sociedade com outros profissionais da área.
Para quem pretende trabalhar sozinho e quer saber como abrir um escritório de advocacia e se tornar uma pessoa jurídica (PJ), é bem importante saber que advogados não podem ser MEI, Microempreendedor Individual.
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.