HOLDING PATRIMONIAL, FAMILIAR E DE PARTICIPAÇÕES
A Contabilidade CONEXUS realiza Consultoria especializada na proteção do patrimônio das empresas e dos seus respectivos sócios, garantindo que, a melhor forma de proteger o patrimônio familiar é a concentração de todos os bens imóveis integralizados no capital social de uma pessoa jurídica, com o objetivo de facilitar a gestão dos ativos, bem como usufruir de benefícios fiscais com redução de impostos federais em caso de alienação, e imposto de transmissão “causa mortis”, no caso de transmissão dos mesmos por sucessão, ou ainda, na apuração de receitas de aluguéis, de forma legal, sempre embasado na legislação contábil e tributária pertinentes.
Holding Familiar. A Holding Familiar é uma configuração de negócio que atua exclusivamente na gestão de bens próprios e por gestores da mesma família, podendo, portanto, gerenciar um ou mais negócios, todos vinculados à mesma família. Para pessoas ou famílias que contam com um patrimônio expressivo, esse é um modelo de negócio interessante e que contribui para centralizar a gestão e as decisões.
Holding Patrimonial. A Holding Patrimonial é a aquela que administra os bens da empresa de forma exclusiva, tendo como principal foco promover uma gestão centralizada dos bens, assim como busca de benefícios fiscais, de forma legal, sempre embasado na legislação vigente, integralizando todos os imóveis ao capital social da organização. Assim como outros tipos de Holdings, a Patrimonial também tem o objetivo de gerar receitas a partir da gestão dos bens próprios, além de passar a ser responsável pelo controle e gestão do patrimônio.
Holding Pura ou de Participações. A Holding pura é uma empresa que busca adquirir participações societárias, adquirindo quotas ou ações das empresas de capital aberto e não lidam diretamente com a gestão dessas organizações. Diante disso, esse tipo de holding não exige grande estrutura, e suas receitas são provenientes das sobras e dividendos das sociedades que participa. A holding de participação tem atividades bem parecidas com um fundo de investimento, que adquire contas de diferentes empreendimentos, sendo sua rentabilidade alcançada pela receita da empresa e pelo crescimento das diversas quotas/ações controladas.
O processo de constituição de uma Holding é criterioso e para evitar complicações e atrasos, é imprescindível contar com apoio especializado de um Contador, sendo de extrema importância buscar por uma Consultoria, a fim de orientar cada etapa e garantir que tudo comece dentro das leis e da forma correta.
Contudo, destacamos abaixo, os principais motivos para a formação de uma Holding Patrimonial e Familiar:
- Melhor administração do Patrimônio familiar e proteção dos bens próprios;
- Proteger o patrimônio particular do sócio, permitindo um planejamento de forma que eventuais dívidas da empresa não atinjam tal patrimônio, em face das inúmeras situações de responsabilidade solidária;
- Aproveitamento dos incentivos fiscais na tributação dos rendimentos do patrimônio familiar como Pessoa Jurídica, a partir da carga tributária reduzida;
- Concentração do patrimônio familiar em uma única empresa, a fim de facilitar a gestão coletiva, disciplinando a participação de cada membro da família nos assuntos inerentes aos seus bens imóveis;
- Facilitar a sucessão hereditária, especialmente em relação ao processo judicial de inventário/formal de partilha, que na sua grande maioria é um processo moroso e bem mais oneroso do que a sucessão via Holding Patrimonial.
A Contabilidade CONEXUS aguarda o seu contato para eventuais dúvidas, bem como para lhe prestar a melhor consultoria de planejamento para constituição da sua Holding.